O Princípio que nos livra de Encrencas

Provérbios 9:10-11 diz: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência. Porque por mim se multiplicam os teus dias, e anos de vida se te acrescentarão.”

Em outra versão diz: “Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas. A sabedoria fará com que você viva uma vida mais longa.”

Estamos numa época em que a palavra “temor” não está muito em alta, aliás o que é temor se aprendemos que não devemos temer ninguém, afinal “quem é você para me ensinar ou falar algo?”, isso é transferido pra Deus, nosso Pai também. O conceito de “Deus me ama” entrou num nível em que se tolera qualquer coisa, afinal Deus é amor 🤨

A questão é que mesmo “amando” a Deus, passamos em cima dos outros, nos julgamos melhores do que os outros, passamos por cima dos sentimentos em nome “da verdade”, somos cruéis, maldizemos e por aí vai. Tudo em nome do “eu, eu, eu”.

Acontece que a Bíblia nos ensina sobre sermos sábios e crentes maduros buscam a sabedoria, ela também ensina sobre prudência que significa cautela, sensatez, paciência ao tratar assuntos difíceis. Tanto a sabedoria quanto a prudência são conceitos práticos e refletem diretamente na nossa vida cotidiana.

Falamos bastante sobre a primeira parte desse versículo que diz que o princípio da sabedoria é o temor do Senhor, mas esquecemos que ele também fala sobre prudência e esta é adquirida a partir do conhecimento de Deus.

Quando o buscamos, sabemos quem Deus é, sua glória, sua grandeza, seu poder, necessariamente isso nos leva a prudência no nosso agir, no proferir nossas palavras, na irritação que temos, na ira que muitas vezes se acende dentro de nós. Mas ter apenas conhecimento racional não faz de nós pessoas sábias. A sabedoria leva a edificação, amor.

Temer a Deus e saber que diante da cruz somos todos iguais, pecadores, nos faz estender graça, nos faz entender que a melhor resposta é a prudência e a consciência de que a graça e misericórdia são estendidas a nós todos os dias.

Você sabe o que significa temer a Deus? Alguma vez decidiu a partir desse temor? Conhecer ao nosso Pai poderoso tem ajudado no seu processo de temê-lo?

Ou vc é do tipo que primeiro faz, fala e depois pensa ou talvez nem pense?

Se na sua vida cotidiana, nas suas decisões e na sua prática do conhecimento o temor do Senhor não está envolvido, comece a orar e pedir uma revelação sobre isso. Porque Deus é grande, é o Criador de todas as coisa, é poderoso e está acima de todo nome que existe nos céus e na terra. Arrependa-se e encontre esse lugar, assim a glória de Deus será resplandecida através da sua vida do contrário serão apenas palavras e falar até papagaio fala!

O resultado da sabedoria é vida!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s