Contar o que aconteceu

Desde o princípio o conhecimento de Deus para as próximas gerações esteve relacionado ao “contar”. Desde a antiguidade o povo era estimulado a contar às próximas gerações, a contar aquilo que eles tinham visto e vivido.

O povo de Israel deveria contar sobre os grandes feitos no Egito, como Deus os libertou da escravidão, como eles milagrosamente atravessaram o Mar Vermelho ou como Deus livrou seus primogênitos da morte (história da Páscoa).

Quando Josué assumiu a liderança do povo para entrarem na terra prometida, Deus o estimula a fazer marcos para que lembrassem e contassem as próximas gerações como o grande Eu Sou os liderou nessa posse de Terra.

“e disse: — Passem adiante da arca da aliança do Senhor, o Deus de vocês, e sigam até o meio do Jordão. Cada um ponha no ombro uma pedra, uma para cada tribo de Israel.” Josué 4:5 NTLH

E assim foi durante toda a história antiga dos judeus, o milagre acontecia e Deus os estimulavam a contar, isso os mantinham vivos na sua relação como povo de Deus, também levava a um temor de Deus tanto por parte do povo quanto por parte daqueles que ouviam sobre cada história.

“O Senhor, o Deus de vocês, secou o Jordão para vocês atravessarem, assim como secou o mar Vermelho para nós passarmos. Por causa disso todos os povos da terra vão conhecer o poder do Senhor, o Deus de vocês, e vocês o respeitarão para sempre.” Josué 4:23-24 NTLH

Com Jesus não foi diferente, muitos milagres aconteceram e o maior deles foi sua morte e ressurreição após o terceiro dia. Depois de ressuscitado ele instruiu:

“Então ele disse: — Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Aos que crerem será dado o poder de fazer estes milagres: expulsar demônios pelo poder do meu nome e falar novas línguas; se pegarem em cobras ou beberem algum veneno, não sofrerão nenhum mal; e, quando puserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados.” Marcos 16:15-18 NTLH

O Evangelho é sobre contar, mas agora não só para que o povo lembre que o seu Deus é grande e poderoso, agora o contar traz vida para os que ouvem e creem. Os milagres demonstram o poder e a grandiosidade desse Deus que nos acolhe em amor e testifica que não há outro que possa nos salvar ou trazer vida aos nossos corpos mortais.

“A salvação só pode ser conseguida por meio dele. Pois não há no mundo inteiro nenhum outro que Deus tenha dado aos seres humanos, por meio do qual possamos ser salvos.” Atos 4:12 NTLH

Todas as vezes que anunciamos esse Deus maravilhoso, através do grande acontecimento que foi a ressurreição de Jesus, trazemos vida não só para nós, mas para aqueles que nos ouvem. Cada milagre que vemos hoje, é apenas uma pequena demonstração que nos ajuda a entender e a expandir o Reino de Deus, afinal o maior de todos os milagres foi a ressurreição de Jesus que possibilitou que não só judeus, mas a todos aqueles que creem possam ser filhos de Deus. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome;” João 1:12 ARA

Foi isso que os discípulos fizeram no começo da igreja que mais tarde foi chamada de cristã, muitas pessoas foram acrescentadas com o poder do Evangelho, o poder da Palavra (Jesus), o poder da ressurreição (leia o livre de Atos).

Viva e demonstre os milagres de Jesus, há poder nesse nome, CONTE essa história, mantenha-se vivo e leve vida aos que o ouvem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s