Desgraçada ou Agraciada?

Pesado o título né? Mas quantas vezes nos sentimos uns desgraçados? Ou seja, sem graça alguma.

Estou vivendo um ano extremamente turbulento, muitas vezes me pego respondendo que está tudo bem para amigos realmente interessados, amigos mais chegados que irmão, quando na verdade a vida está um caos, apenas porque não quero que olhem pra mim e digam no seu íntimo: “essa é uma desgraçada, só acontece calamidade na vida”.

Mas hoje pela manhã em meio a mais um caos que nos ronda pensei: “desgraçada ou agraciada?”, lembrei da passagem de Tiago que diz: “Meus irmãos, a vida de vocês está cheia de dificuldades e de provações? Então, considerem isto motivo de grande alegria, porque, quando a sua fé é provada, a perseverança de vocês tem uma oportunidade de crescer. Portanto, deixem a perseverança crescer, agindo plenamente em vocês. Porque, quando a perseverança de vocês estiver afinal plenamente crescida, vocês estarão preparados para qualquer coisa, e serão fortes de caráter, íntegros, sem que lhes falte coisa alguma.” Tiago 1:2-4 NBV-P

Cheguei a conclusão de que o fato de passar por várias tribulações na verdade é graça e não desgraça, é oportunidade. No meio do caos temos a oportunidade de exercer a fé e a esperança que nos leva a perseverança. Quando nos colocamos debaixo da forte mão de Deus, com confiança, o resultado é um caráter forte, integridade, sabedoria, crescimento espiritual.

Temos medo, um gelo na barriga? Sim!!! Afinal estamos sendo espremidos, forjados, lapidados. Um filho pequeno se arrisca quando o pai fala “pode vir”, mas mesmo com medo se joga. É isso, vai mesmo com medo porque sabemos quem está nos segurando com a mão.

Só tem oportunidade de exercer fé quem passa por situações que exigem isso, então sinta-se um agraciado. Além disso, só aproveita a oportunidade e exerce fé na tribulação quem tem a convicção de que Deus é soberano sobre todas as coisas, quem o conhece, quem declara que em Jesus somos mais que vencedores porque ele mesmo venceu a morte. Não importa o desfecho de cada história, já somos vencedores em Cristo.

Finalizo dizendo que tem muitas coisas que nos fogem do controle e nessa hora é que podemos ver o agir de Deus em nós e o que podemos fazer? Paulo nos diz:

“Não se aflijam com nada; em vez disso, orem a respeito de tudo; contem a Deus as necessidades de vocês, e não se esqueçam de agradecer-lhe. Se fizerem isto, vocês experimentarão que a paz de Deus, que excede todo o entendimento, conservará a mente e o coração de vocês em Cristo Jesus.”

Filipenses 4:6-7 NBV-P

É um desafio porque temos a tendência de querer controlar tudo, mas para que tenhamos um equilíbrio emocional precisamos colocar TUDO diante de Deus, todas as aflições e em troca ele nos dará uma paz que excede nosso entendimento e uma mente e coração saudáveis.

Viva o processo segurando na poderosa mão de Deus. Aproveite a oportunidade e cresça!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s