Eureka! Entendi qual era o ensinamento do processo recente da minha vida. Quando cheguei nesse entendimento percebi quantas situações semelhantes me geravam medo, insegurança, ansiedade.
Hoje, após perceber meu comportamento diante de uma situação descobri que o resultado não era mais medo, mas COMPAIXÃO. Acho que custei a entender a diferença, mas como num flash essa semana me dei conta que algumas situações me impulsionavam a um um desejo intenso de clamar, interceder como se aquela situação estivesse acontecendo comigo. Com o coração partido me peguei orando e intercedendo por uma pessoa que não conhecia.
Algumas situações nunca aconteceram comigo e sinceramente espero que não aconteçam, mas ouvindo a história de uma mulher na fila dos Correios comecei a ficar com o coração moído porque literalmente conseguia me ver no lugar dela que sem razões óbvias começou a me contar sobre seu momento, como aquilo trazia sofrimento, resumindo era muita desgraça. Ouvi, falei algumas palavras para abençoá-la e logo fui embora. Dentro do meu carro, com aquele sentimento de “facilmente eu poderia ser aquela mulher”comecei do íntimo do meu espírito a clamar por ela e sua família. Eu conseguia descrever os sentimentos, a dor, mas também conseguia reconhecer onde estava Jesus em tudo aquilo. Fiquei um tempo ali, clamando como se fosse comigo.
Há algumas semanas atrás aconteceu a mesma coisa depois de ouvir a história de um jovem, fiquei estranha porque conseguia me ver como a mãe daquele menino e clamei como mãe.
Foi então que percebi e pra mim mesma falei “já sei pra que serviu toda provação e sofrimento, foi para que, assim como oro por minhas aflições eu também consiga fazer pelo outro”.
Ter tido essa revelação trouxe alívio porque ao contrário do que acontecia no passado onde o medo gerava vários sentimentos ruins, hoje a COMPAIXÃO me impulsiona a colocar todo aquele sentimento e peso diante do SENHOR e o resultado ao invés de tormenta hoje é de paz, aquela que excede o entendimento e que apenas pode ser dado por Deus.
Concluí que existem provações que trazem proveito pra gente e para os outros basta estarmos atentos aos ensinamentos. Também concluí que isso é parte de AMAR a Deus e AMAR ao próximo.
Você consegue em algum momento perceber algum ensinamento vindo das suas provações?
Tenho certeza que existem muitas outras coisas a aprender, mas por enquanto estou feliz por ter entendido essa parte porque assim conseguirei identificar mais rápido qual o sentimento verdadeiro nas situações.
Resumo: substitui o MEDO por COMPAIXÃO.
“E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus.” Filipenses 4:7 NTLH
“Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos.” João 13:35 NTLH
“Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança. Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada! Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos.” Tiago 1:2-5 NTLH