Algumas anotações sobre Hebreus 12

Já falei isso, mas você sabe o que significa revelação? Pra mim é algo tão profundo, porque algo que eu até explicava se torna tão vivo, normalmente revelação faz relação com algo que faz muito sentido na minha vida e aí eu falo: “por que não percebi isso antes?”. Por que antes eu explicava e hoje é vivo? Hmmm Quero transformação, então preciso de revelação.

Enfim, sobre Hebreus 12… o autor está falando sobre fé, sobre caminhar em algo que não vemos, mas que nos foi prometido. Enxergar o que ainda não existe, falar como se já existisse. O autor deu exemplos de pessoas que viveram assim, com fé naquilo que Deus tinha dito pra elas, o interessante é que alguns nem viram o cumprimento dessas promessas em vida.

Todo esse contexto de fé para nos ensinar sobre caminhada, sobre diligência, perseverança, obediência. A vida dessas pessoas citadas deve servir de encorajamento para quando nos sentimos cansados. Uma das coisas que a Bíblia fala que nos cansa é o pecado, pois a luta é intensa, constante e como filhos de Deus, somos disciplinados.

O pior é que muitas vezes olhamos para as lutas e provações e entendemos como castigo, usamos a frase: “o que fiz para merecer isso”. Entendemos como punição, mas o autor da carta diz que tudo isso é um treinamento para que possamos viver o propósito de Deus. Uauuuu você já pensou que a sua história, sua luta pode ser usada para o propósito de Deus? Seu “treinamento” pode levar pessoas a conhecerem a Deus e seu amor.

Porém essa fase de treinamento não é divertida, mas se feito com diligência e adequadamente produz amadurecimento no relacionamento com o Pai.

Em momentos de lutas e provações, a pergunta deve ser: “o que posso aprender com isso?”, “Senhor, qual o teu propósito e como o meu treinamento se encaixa nisso?”. E caminhar nas promessas que Deus já te deu, com fé, sem necessariamente elementos físicos, mas espirituais. Por fé perseveramos, por fé somos diligentes naquilo que Deus já nos deu, por fé clamamos e chamamos vida o que vemos como morte. Olha pra Jesus que abriu um caminho até o Pai através do próprio sangue, caminhe com pessoas que te inspiram e são maduras no relacionamento com Deus, levanta a cabeça e continua a corrida, não para.

Por fim, Deus não está sentado como espectador indiferente, ele é como fogo que queima tudo o que precisa ser queimado e não vai desistir até que a sujeira desapareça.

Te encorajo a ler Hebreus e para ir mais fundo no que falei, leia o capítulo 11 e 12, li a versão “A Mensagem” e NVI. Poderia falar muitas coisas, mas objetividade é minha meta.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s