O orgulho pode nos impedir de receber o que precisamos

Deus tem falado muito comigo sobre orgulho e o quanto isso pode nos impedir de receber o que precisamos. A Bíblia fala que Deus resiste ao soberbo, mas dá graça ao humilde (Provérbios 3:34 e Tiago 4:6), ou seja, o soberbo não recebe a graça que o humilde recebe.

Na história de Naamã (2 Reis 5 – se vc tem uma Bíblia leia esse capítulo) vemos que o fato dele julgar como deveria ser sua cura quase o impediu de receber o que foi buscar, afinal um oficial renomado não poderia ser curado com um simples banho num rio que na cabeça dele nem era tão bom quanto o rio que passava em seu país.

Alguns pontos que feriram o orgulho de Naamã:

1. Eliseu não foi pessoalmente falar com Naamã, mandou que um empregado fosse;

2. O recado foi para que ele se lavasse sete vezes no rio Jordão e só!

Como eu sei que o orgulho de Naamã foi ferido? Veja o que ele fala:

“Mas Naamã ficou muito zangado e disse: — Eu pensava que pelo menos o profeta ia sair e falar comigo e que oraria ao Senhor, seu Deus, e que passaria a mão sobre o lugar doente e me curaria! Além disso, por acaso, os rios Abana e Farpar, em Damasco, não são melhores do que qualquer rio da terra de Israel? Será que eu não poderia me lavar neles e ficar curado? E foi embora muito bravo.” 2Reis 5:11-12 NTLH

Naamã ficou muito bravo porque embora tenha ido buscar ajuda, julgou que sabia como a cura deveria ser feita. Ele se julgava muito superior e um banho no rio era algo muito simples.

Ainda bem que no caso de Naamã alguém teve coragem de confrontar o orgulho e o questionou. O final da história é que Naamã faz o que Eliseu mandou e foi curado.

Mas fiquei pensando quantas vezes o orgulho nos impede de receber o que precisamos, coisas que temos buscado em Deus.

As vezes a tua “cura” está no perdão, as vezes na confissão, as vezes no assumir que errou ou as vezes apenas no demonstrar respeito, honra e amor pelo seu próximo que pode ser seus pais, cônjuge, filhos, amigos.

Quanto mais você e eu resistirmos em fazer o que tem que ser feito, mais o que buscamos vai demorar e não adianta pensar que isso não tem a ver com você ou comigo porque temos essa raiz de orgulho que precisa ser quebrada.

O nosso desafio no dia a dia é identificar e orar por pessoas como o empregado de Naamã para nos ajudar a enxergar nosso orgulho e assim ceder a humildade.

O que não temos recebido por conta do nosso orgulho? Sabe áreas da sua vida que não vão pra frente de jeito nenhum? Faça uma autoanálise e veja se o seu romper não está no arrependimento. Não seja o sabichão!

Que nossa humildade atraia a graça de Deus!

“O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.” Salmos 34:18 NVI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s