O problema de estar longe

Vou usar vários versículos do capítulo 15 do livro de 1 Samuel para falar sobre a problemática de estarmos longe de Deus. Como nos afastamos ou nos mantemos longe? Quando voluntariamente damos mais valor aos nossos afazeres do que a presença de Deus, quando achamos que sabemos a vontade de Deus apenas ouvindo pessoas falando a respeito, quando deliberadamente abrimos mão do secreto, quando escolhemos buscar solução em tudo, menos na Sua Palavra, quando reduzimos o sacrifício de Jesus, quando damos lugar aos desejos de nossa carne (leia GÁLATAS 5) e poderia fazer uma lista imensa de como aos poucos vamos ficando cada vez mais longe de Deus e do seu Reino, mas vou parar por aqui.

O problema de nos afastar de Deus é que começamos a relativizar aquilo que Ele fala, colocamos adendos achando que Deus se agradará mais do nosso modo de fazer e pensar do que cumprirmos fielmente o que nos manda, criamos conceitos paralelos aos descritos em sua Palavra.

Deus mandou que Saul matasse todo o povo, mas ele resolveu poupar o rei e ficar com o que o rei tinha de melhor. Mesmo sabendo que tinha cumprido parte da ordem, ele se justifica dizendo que o que não matou seria para sacrifício a Deus. Nesse mesmo capítulo diz que Saul tinha ido a algum monte para fazer um monumento para si próprio.

Nos afastar de Deus significa fazer de nós mesmos deuses, começamos a valorizar demais nossos pensamentos e ações e assim vamos nos afastando cada vez mais porque quando o orgulho e a soberba se instala é como se estivéssemos com uma venda nos olhos. Não é a toa que a Palavra fala que Deus resiste ao soberbo, mas dá graça ao humilde.

O soberbo sempre tem uma resposta e um porque, tem dificuldade em se submeter, não entende o senhorio de Jesus. O humilde entende quem é quem e se submete em obediência entendendo que os pensamentos de Deus são muito mais altos do que os nossos pensamentos e que seus caminhos muito melhores do que os nossos.

Temos que cuidar do nosso coração, alimentar nosso espírito para que estejamos sempre debaixo da poderosa mão de Deus e não de nossos próprios desejos, porque esse nos destrói enquanto os desejos do Pai nos trazem vida.

“Seguir o Espírito Santo conduz à vida e à paz, mas seguir a velha natureza leva à morte,” Romanos 8:6 NBV-P

“Arrependo-me de ter colocado Saul como rei, pois novamente ele me abandonou e não seguiu as minhas palavras”. Samuel ficou muito triste e clamou em oração ao Senhor toda a noite. Na manhã seguinte, ele levantou-se bem cedinho e saiu para encontrar Saul. Alguém disse a Samuel: “Saul foi para o monte Carmelo levantar um monumento para si próprio, e dali seguiu viagem para Gilgal”. Quando Samuel finalmente o encontrou, Saul o cumprimentou: “Que o Senhor o abençoe, Samuel! Cumpri a ordem do Senhor!” “Então o que significa esse balido de ovelhas e o mugido de bois que estou ouvindo?”, perguntou Samuel. “Os soldados não mataram o melhor das ovelhas e dos bois”, confessou Saul. “Esses animais vão ser sacrificados ao Senhor, o seu Deus; quanto ao restante, destruímos tudo”.1 Samuel 15:11-15 NBV-P

“E Samuel lhe disse: “Embora você fosse pequeno aos seus próprios olhos, você não foi escolhido cabeça das tribos de Israel? O Senhor não o ungiu rei sobre o povo de Israel? Ele lhe mandou um recado e disse: ‘Vá e destrua por completo aquele povo pecador, os amalequitas; lute contra eles até que morram todos’. Por que, pois, você não obedeceu ao Senhor? Por que se apressou em tomar o que os amalequitas possuíam, e fez exatamente o que o Senhor reprova?”” 1 Samuel 15:17-19 NBV-P

““Pelo contrário; eu obedeci ao Senhor ”, insistiu Saul. “Fiz o que ele me disse para fazer; trouxe o rei Agague, e matei todos os outros. E somente quando meus soldados exigiram é que lhes dei permissão para conservar o melhor das ovelhas e bois e o que os amalequitas possuíam, a fim de sacrificá-los ao Senhor ”. Samuel respondeu: “Acaso o Senhor tem tanto prazer em suas ofertas queimadas e sacrifícios, como tem em sua obediência? Obedecer é muito melhor do que sacrificar. Deus está muito mais interessado em que você atenda ao que ele ordena do que nas ofertas da gordura de carneiros.” 1 Samuel 15:20-22 NBV-P

“Porque a rebeldia é tão grave quanto o pecado de feitiçaria, e a teimosia é tão séria quanto adorar imagens. E agora, já que você rejeitou a palavra do Senhor, ele rejeitou você, para que não seja rei”.” 1 Samuel 15:23 NBV-P

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s