ALEGRIA

Tenho pensado muito sobre essa palavra: ALEGRIA. Acho que o fato de estarmos vivendo uma época estranha da vida, onde nossas relações foram alteradas, nosso comportamento também se alterou, não temos mais liberdade plena para ir e vir, tudo isso tem gerado ansiedade por não saber como será o amanhã, medo de algo que não vemos, medo de ficar doente, medo de contribuir para a doença do outro todos esses fatores trazem como resultado o roubo da alegria, se é que tínhamos de verdade ou se apenas nos contentávamos com fatores externos.

Alegria é um estado de contentamento, júbilo.

Se então a alegria é um estado comecei a refletir que não depende de fatores externos, mas sim depende de algo que vem de dentro para fora. Contentamento, gratidão, valores, visão.

Pra ter alegria precisamos de uma vida de verdade, olhar ao nosso redor e perceber o quanto somos agraciados, afinal a própria vida já é uma dádiva. Já parou pra pensar quantos fatores devem estar alinhados para que você esteja vivo? O problema é que temos sido insatisfeitos porque olhamos para fora e focamos no que não temos. Olhamos as redes sociais, a vida que assumimos como verdade e supomos que a vida do amiguinho é melhor do que a nosso, focamos nos fatores externos. Já parou para pensar que tudo isso é ilusão?

Então, qual é a chave para a alegria? Se você crê que Jesus é Senhor, que a Bíblia é a Palavra de Deus então continue a ler esse texto porque tudo será baseado nessas duas crenças.

Primeiro, a Bíblia fala que a ALEGRIA é um fruto do Espírito e como fruto deve ser buscada (GÁLATAS 5:22).

Em João 15:11 Jesus diz que para que nossa alegria seja completa devemos:

• Permanecer no seu amor

• Guardar os mandamentos (valores ditos por Deus) – (veja também Salmos 97:11)

Em Filipenses 3:3 Paulo (apóstolo) fala para não colocarmos nossa confiança na nossa carne, ou seja, em nosso conhecimento, nossos títulos ou no que pensamos a respeito das coisas, mas ao contrário, devemos nos alegrar em Jesus (permanecer no seu amor) e naquilo que nos ensina (guardar os mandamentos).

Nessa mesma carta Paulos nos dá passos práticos para isso (Fillipenses 4:4-7), atitudes que nos trará a paz de Deus e consequentemente alegria.

Ele diz: “Alegrar sempre no Senhor” e em seguida diz o como:

• Não estando ansioso. Como? ele mesmo responde dizendo para colocarmos TUDO diante de Deus através de ORAÇÃO e SÚPLICA. Em fé confiar que Ele faz com que TUDO coopere para o bem daqueles que o amam.

• Encher o nosso pensamento com tudo o que é bom, correto e de boa fama. Largar o negativismo, virar o copo e mudar a perspectiva (Filipenses 4:8). Ou seja, capturar o pensamento, mudar a direção dele.

Para finalizar, tire uns minutinhos e pense sobre a sua ALEGRIA, ela tem sido um estado ou tem sido um momento. Se perceber que está ansioso e descontente avalie seus pensamentos e se necessário mude o rumo. Reorganize sua vida e seus pensamentos e comece a colocar para dentro o que vai gerar vida, coloque suas preocupações diante de nosso Pai e confie que Ele dará sua paz, que excede todo entendimento.

E entenda, a alegria completa nunca virá de fatores externos!

Meu blog chama “o que tenho aprendido”e foi exatamente sobre isso que aprendi nas últimas semanas após me pegar em momentos de bastante ansiedade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s