A fama de Deus ativa a fé

O povo tinha sido liberto do Egito há 40 anos e chegou o tempo deles entrarem na terra prometida. Quando chegaram em Jericó o povo da cidade ficou apavorado. O pavor vinha não pela fama dos israelitas, mas porque ouviram falar sobre o que Deus tinha feito para libertar o povo do Egito.

Quando os espiões chegaram em Jericó Raabe os recebeu e os escondeu, mentiu para os mensageiros do rei na esperança de obter misericórdia e salvar-se a si e a família. Raabe não fazia parte do povo de Deus, estava predestinada a morte assim como aconteceu com o povo da cidade em que morava.

O interessante é que Raabe não só alcança misericórdia como casa-se com um israelita, tem como filho Boaz que nada mais é do que avô de Davi que faz parte da genealogia de Jesus.

Ninguém é tão pecador que não possa ser alcançado pela graça e misericórdia de Deus.

A grande questão é, a fé é ativada a partir daquilo que se ouve ou vê. Raabe ouviu sobre o que Deus tinha feito e arriscou acreditar que poderia ser “salva” (nesse caso literalmente) por Deus. E se a fé é ativada pelo que se ouve ou vê, como povo de Deus temos vivido seu Reino de forma a demonstrar quem ele é? Ou temos apenas tagarelado sobre algo que nem vivemos ou experimentamos? Quais tem sido suas revelações, testemunhos que tem afetado outros?

Jesus rasgou o véu e hoje temos livre acesso ao Pai e assim como abrir o mar e deixar o povo passar da escravidão para a vida foi um testemunho que correu gerações, o fato de Jesus ter morrido e ressuscitado dos mortos e aberto o caminho para Deus também deve ser um testemunho tão latente que outros vão desejar passar por esse caminho e alcançar graça e salvação.

Passar desapercebido não pode ser uma opção para o povo de Deus, nossa vida deve ser um convite, devemos viver como luz no teto e não embaixo da cama.

Raabe era prostituta, creu e se tornou parte de um povo e parte da genealogia mais importante da história. Nunca sabemos os resultados reais de vivermos uma vida que demonstre o amor de Deus.

Referência Bíblica: Josué 2;

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s