Zacarias, Maria e o encontro com o anjo Gabriel (Lucas 1)

A Bíblia deixa claro que Zacarias e Isabel eram justos aos olhos de Deus, porém não tinha filhos porque Isabel era estéril. Um dia quando Zacarias estava em serviço no templo, ele era sacerdote, um anjo do Senhor apareceu e falou que as suas orações tinham sido ouvidas e que eles teriam um filho e que deveria se chamar João (Batista).

Embora Zacarias estivesse orando a respeito disso e ele fosse obediente e justo aos olhos do Pai, houve um questionamento com tom de dúvida sobre o que Gabriel estava anunciando. Mesmo sendo o próprio Gabriel portador da notícia, Zacarias falou: “como posso acreditar nisso?” E como consequência ele ficou mudo até que João nascesse.

Na mesma época Maria teve um encontro com o mesmo anjo, ele a chamou de agraciada, ou seja, ela estava prestes a receber algo que era um presente de Deus, sem que ela tivesse feito algo para merecer. Maria, diante da declaração de Gabriel também questionou: como seria possível engravidar sendo virgem? Gabriel explica como isso aconteceria e a resposta de Maria foi: “Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra”.

Vemos então um contraste nos dois encontros, enquanto um duvida do anjo, outra se submete ao seu chamado.

Fiz questão de mencionar que Zacarias era justo aos olhos de Deus porque temos a tendência de classificar as reações com o caráter da pessoa. Mesmo sendo alguém obediente, tendo orado a respeito da situação, na hora do “vamos ver” ele duvidou. Isso me diz que posso passar a vida dentro da igreja, fazendo minhas devocionais, lendo a Palavra, orando e mesmo assim duvidar de Deus e colocar em termos humanos o que Deus pode ou não fazer. Jesus diz em Mateus 19:26 que para Deus todas as coisas são possíveis. TODAS! Então se ele diz que se o reconhecermos em todos os nossos caminhos, ele endireitará nossas veredas (Provérbios 3:6), temos que acreditar; se ele diz que se buscarmos seu Reino em primeiro lugar todas as coisas serão acrescentadas, isso acontecerá.

Um coração humilde é o que Deus procura.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s