Confiar é a chave

Provérbios 3:5: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento”.

Provérbios 3:6: “Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas”.

Filipenses 4:7: “E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus”.

Em tempos difíceis confiar no Senhor é a chave, aprendi isso a duras penas. Minha tendência é querer controlar, fazer acontecer, articular e quando digo que foi a duras penas que aprendi, foi exatamente isso. Quantas vezes vi o caos ao redor, sem esperança ou expectativa de melhora. Teve fases que a vida parecia um novelo de lã emaranhado, onde até a ponta estava perdida. Um quebra-cabeça daqueles de um milhão de peças impossível até de começar.

Tentava de tudo, mas no meu entendimento não tinha jeito, não havia caminho. A ponta do novelo continuava perdida enquanto eu mexia de um lado para o outro, as peças do quebra-cabeça continuavam embaralhadas.

Quando entendi que todas as vezes que dizia: “ok, não consigo, pode assumir o comando”, as coisas começavam a fluir, pouco a pouco aquele novelo que era um nó só começava a se desemaranhar. O quebra cabeça que eu não sabia por onde começar começava a tomar forma, pouco a pouco as peças iam se encaixando. E enquanto o quebra-cabeça é montado, algumas partes continuo não entendendo se aquela imagem chegará a algum lugar, mas confio que será a foto mais linda.

O Pai, em sua infinita bondade traz paz, guarda meu coração e mente. Depois de muito bater a cabeça, na maioria das vezes apenas confio e vou abrindo as portas que Deus vai mostrando, não saio mais desesperada tentando abrir todas as portas. Não são raras as vezes que escuto: “nossa, mas você está tranquila, como consegue?”. A resposta sempre é: “confio que Deus está tomando conta, faço o que está ao meu alcance, mas onde meus olhos não alcançam, os do meu Pai celestial alcançam. Temos uma aliança, Ele nos deu promessas e é nisso que me firmo”.

A perspectiva de Deus é sempre melhor que a nossa, as promessas do Pai são sempre cumpridas, o amor Dele sempre derramado.

Qual será o fim da história? Não sei, só sei que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles chamados segundo seu propósito (Romanos 8:28).

Termino com as palavras de Davi:

“Ponha sua vida nas mãos do senhor, confie nele, e ele o ajudará”.

One thought on “Confiar é a chave

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s