Tenho consciência de que o que sou hoje é fruto das experiências que tive na vida, positivas ou negativas, elas ajudaram e ajudam a construir minha maneira de agir e reagir. Não sou hoje quem era há um ano atrás e muito menos quem fui há 5, 10, 15 ou 20 anos atrás.
Eu era afobada e de espírito revoltado, brava, respondona, mais pronta a falar do que a ouvir. Maquinava respostas antes mesmo da frase do outro terminar, lutava guerras erradas e não lutava as guerras que precisava.
Com o tempo, a maturidade e a submissão ao Espírito Santo aprendi que escutar é melhor do que falar, fazer prevalecer minha opinião ou ponto de vista é estar na guerra errada. Algumas atitudes erguem muros e eu quero construir pontes.
Deus sabe quem somos de fato e por isso ele nos convida a uma submissão a Ele para que nossa mente seja renovada (Romanos 12:2). Todos temos uma necessidade de pertencer e ser aceito e essa nossa imaturidade gera reações grosseiras, egoístas e voltadas para nós mesmos. No meu caso, acho que tinha a ver com a necessidade de ser aceita e respeitada. Sabe aquele negócio do Poodle perto do Rottweiler? Pra se impor o Poodle late, avança, pula no ar. Acho que me sentia assim, diminuída e por isso saía “mordendo canela”.
Quando aprendi e minha mente foi transformada sobre quem eu era de verdade, uma pessoa aceita, amada, respeitada, admirada e valorizada por Deus as coisas ficaram mais fluidas e leves. Meu posicionamento mudou e aí tudo mudou.
Continuo sendo objetiva no modo de falar e me posicionando de forma clara sobre meus valores e isso tem a ver com a primeira parte de Romanos 12:2 que diz: “Não se amoldem ao padrão desse mundo”. Mas amor, paciência, discernimento de situações substituíram a revolta, a braveza e a resposta rápida.
A sabedoria começa quando começamos a temer a Deus e deixamos de temer ao homem, essa é a chave. Temer e agradar a Deus é o que importa para sermos transformados de acordo com sua boa, perfeita e agradável vontade.
Provérbios 9:10: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento”
Provérbios 10:27: “O temor do Senhor é fonte de vida, e afasta das armadilhas da morte.”
Romanos 12:2: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.”