Custei a aprender de onde vem a honra

Sabe a diferença entre entendimento e revelação? Entendimento é quando você lê, tem uma compreensão do texto, tira lições dele, mas não é como se todas as fichinhas da maquininha de casino caíssem de uma vez. Revelação sim é essa sensação de “yes!”, “agora faz sentido”, usávamos a expressão “caiu a ficha” (mas esse expressão tem a ver com ficha de orelhão que nem existe mais faz uns bons anos kkkk). Revelação é a sensação de entrar num quarto escuro e acender a luz. Enfim, não é sobre isso que quero falar, apenas foi uma introdução para dizer que foi uma revelação para meu coração.

Sempre soube que honra era algo que deveria esperar de Deus e não de pessoas, mas quando essa semana lendo mais uma vez Mateus 6, percebi que o capítulo inteiro fala sobre fazer as coisas em secreto, até o tesouro mais valioso de todos é aquele que não podemos ver e esse Jesus diz para acumularmos, alguma chave mudou dentro de mim e de fato acendi a luz do meu quarto escuro.

Não precisamos e não devemos fazer as coisas para sermos vistos e então sermos honrados. Tem algo muito errado quando buscamos a aprovação de homens.

Desde a ajuda que damos, a oração que fazemos, o perdão que estendemos, o jejum tudo deve ser feito sem holofotes. O holofote traz a atenção pra nós, enquanto o secreto revela o nosso íntimo.

O caminho do Reino de Deus é contrário a busca da honra de homens. A maior e melhor honra vem de Deus e o tesouro mais valioso está em seu Reino.

Fico pensando o quanto isso é revelador e o quanto ainda não suprimos nossas carências no Criador.

Esse é o capítulo que talvez mais tenta te falar que Deus vê tudo, isso é revelador porque utilizamos essa frase normalmente para colocar medo sobre algo que possamos estar errando, mas isso tem a ver com uma atitude de pai amoroso que presta atenção em seus filhos e tem orgulho quando esses expressam seu amor sem buscar nada em troca, apenas o olhar de aprovação do Pai. Isso é muito recompensador.

Parece algo tão óbvio e até é! Mas quando isso se tronar revelação ao seu coração talvez parte de suas crises não existam mais.

Você tem buscado ser honrado por homens ou tem se contentado com a honra vinda do nosso Pai?

Textos:

  1. Mateus 6:1-4: fala sobre ajudar sem anunciar, o que a mão direita faz, a esquerda não precisa ficar sabendo
  2. Mateus 6:5-8: orar em secreto, não é a exposição que nos faz ser ouvidos
  3. Mateus 6:16-18: jejuar sem aparência de piedade para que não gere perguntas, ou seja, sem alarmes
  4. Mateus 6:19-24: cultivar tesouro e acumular tesouro que não pode ser destruído. Tesouros do céu

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s