Lições do COVID 3: Há sabedoria nos conselhos

Sempre escutei que se conselho fosse bom não se dava, vendia. Mas a Bíblia fala justamente o contrário, quando não buscamos a sabedoria com os sábios, os planos podem fracassar.

Quando estamos no meio de uma guerra, especialmente quando emocionalmente envolvidos, nosso poder de julgar e decidir ficam afetados. As vezes no intuito de querer resolver algum problema, acabamos por causar outros.

No meio de todo o caos que estava vivendo, meu marido não apresentando melhora, pelo contrário piorando a cada dia, algumas questões foram levantadas diante de mim e eu precisava decidir. Era quase que decidir entre a cruz e a espada. Meu senso para julgar estava afetado, minhas emoções estavam afetadas, como decidir de forma assertiva? Foi nesse momento que me lembrei de Provérbios e das passagens que falam sobre pedir conselhos. Foi o que fiz, montei uma lista de transmissão com algumas pessoas, pessoas que não tinham uma opinião formada a princípio sobre o que eu precisava decidir e enviei uma mensagem. Utilizei alguns critérios:

1. Coloquei qual a decisão precisava tomar e mencionei minha incapacidade para julgar naquele momento

2. Pedi para que não me respondessem de forma imediata

3. Pedi que orassem e escutassem o SENHOR porque era ele que eu queria ouvir através daquelas pessoas, afinal eu não estava atrás de opinião e sim de conselho

4. Pedi uma resposta apenas quando tivessem escutado algo de Deus ou que tivessem algum insight

5. Deixei cada um livre para embarcar nessa ou não, para minha sorte todos aceitaram.

Quando buscamos o Senhor é Ele que nos responde, não foi diferente dessa vez.

Obtive resposta de todos e incrivelmente todos me fizeram as mesmas perguntas e mediante as respostas então chegaria ao que precisava. Alguns me enviaram mensagens, outros me ligaram, mas TODOS tinham a mesma palavra pra mim, ninguém decidiu por mim, mas me fizeram questionamentos que foram decisivos para que eu mesma tomasse uma decisão. Lembre-se, não havia pedido opinião e sim aconselhamento.

Decidi e fiquei em paz!

Nesse processo todo tenho lembrado de algumas Palavras, tenho sido desafiada a colocar em prática tudo o que no secreto tenho ouvido do SENHOR e ele, amorosamente tem respondido conforme prometeu.

É no secreto que se constrói caminho para vitória, muitas vezes não a temos porque nem sabemos como agir, dizemos não ter fé suficiente quando na verdade não conhecemos nosso Pai. Valorize seu tempo com Deus, construa uma vida pautada nesse lugar secreto.

E essa foi uma pequena lição de provérbios aplicada na vida prática.

“Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito.” Provérbios 15:22 ARA

“Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança.” Provérbios 11:14 ARA

“Com medidas de prudência farás a guerra; na multidão de conselheiros está a vitória.” Provérbios 24:6 ARA

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s