Parecia Incongruente

Estou eu aqui lendo Gênesis novamente, um dos livros da Bíblia que mais gosto porque muito explica sobre a humanidade, sobre comportamentos repetidos, sobre os planos de Deus e a maldade humana. É bom revisitar porque com a ajuda do Espírito Santo muitas coisas aprendo.

Nesse texto quero falar sobre os planos de Deus e como as vezes isso parece incongruente, ou seja, parece que a realidade não é compatível com suas promessas.

Deus promete a Abrão que ele seria pai de uma nação, disse que sua descendência não poderia ser contada, Deus a comparou as estrelas do céu e aos grãos de areia.

“Então, o levou fora e disse: Olha, agora, para os céus e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua semente. E creu ele no Senhor, e foi-lhe imputado isto por justiça.” Gênesis 15:5-6 ARC

Sabe qual incongruência? Sara, sua mulher era estéril e mesmo assim, esta concebeu Isaque na velhice conforme a promessa de Deus. Isaque se casou, tinha Deus como Senhor, assim como seu pai e Deus confirmou a sua promessa:

“E apareceu-lhe o Senhor e disse: Não desças ao Egito. Habita na terra que eu te disser; peregrina nesta terra, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti e à tua semente darei todas estas terras e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão, teu pai. E multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus e darei à tua semente todas estas terras. E em tua semente serão benditas todas as nações da terra, porquanto Abraão obedeceu à minha voz e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis. Assim, habitou Isaque em Gerar.” Gênesis 26:2-6 ARC

Sabe outra incongruência, parece que ser estéril era um problema familiar porque Rebeca, esposa de Isaque também teve dificuldades para engravidar, veja:

“Isaque orou ao Senhor por sua mulher, porque ela era estéril; e o Senhor lhe ouviu as orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu.” Gênesis 25:21 ARA

Rebeca engravidou e gerou Esaú e Jacó. Jacó se casou com Lia e Raquel, esta segunda também era estéril, porém o Senhor olhou pro seu clamor e ela gerou filhos. No total Jacó (entre Lia, Raquel e suas duas servas) gerou 12 filhos dos quais uma nação inteira se formou, eram os hebreus.

O que eu quero dizer com isso? Deus fez uma promessa, a Bíblia diz que nosso Deus é verdadeiro e nele não há mentira. Embora a situação externa, indicasse que Abraão jamais seria pai de uma nação, Deus cumpriu a sua promessa e algo que seria muito relevante, o fato de ser estéril, não só uma geração, mas 3 gerações de mulheres estéreis se tornou irrelevante. Se Deus prometeu, ele cumpre.

Quais tem sido as promessas de Deus pra você? Será que suas lutas não tem sido exatamente para tentar te mostrar que Deus deixará de cumprir sua promessa? Mas assim como na vida de Abraão que creu, independente das circunstâncias, nós precisamos revisitar aquilo que Deus nos fala e crer que independente do que estamos vendo ou vivendo, Deus é um Pai que cumpre suas promessas. A fé foi e sempre será o combustível para vermos e recebermos o que Deus tem para nos dar. Troque o medo pela fé e veja quantas maravilhas Deus faz na sua vida para cumprir suas promessas.

Que Deus nos ajude a enxergar além de nossos olhos físicos e que nossa fé nos leve a crer em suas palavras que são verdadeiras, mesmo que eu não veja sei que Deus cumprirá todas as suas promessas e isso é motivo de paz e alegria.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s