A menina dos meus olhos

Os anjos cantam a liberdade dada, a sabedoria soprada em nossos pulmões.

Todos os dias vem sobre mim a imagem perfeita de ti, andando pelos meus pensamentos e consumindo todo o meu coração, me fazendo pensar sobre o certo e o errado, em ti eu me deleito e me rendo para todas as coisas, só assim entendo o que é certo e errado para mim, guardando todas as coisas como a menina dos meus olhos!

Deus vem falando muito comigo através do livro de provérbios sobre a sabedoria, o discernimento e o entendimento. A palavra de Deus nos fala que a sabedoria vale mais que o ouro e a prata e que ela nos guardará dos caminhos maus. Mas o que mais tem falado comigo é analogia da sabedoria ser a menina dos nossos olhos e Deus nos orientando para ficarmos longe da casa da mulher imoral. Em provérbios 7:1-2 fala: “Meu filho, siga os meus conselhos e grave na memória as minhas instruções.Obedeça aos meus mandamentos e você viverá feliz; guarde os meus ensinamentos como a menina dos seus olhos.” e logo depois no versículo 6-7 fala: “Certo dia, eu estava observando, da janela de minha casa,e vi um jovem sem juízo, sem a menor noção do que é certo e errado.”

O que vejo nessas duas passagens é que o Temor de Deus é o princípio da sabedoria e isso significa que precisamos nos render a Deus e entender que Ele é quem nos direcionará para o que é certo e errado. No versículo 7 fala que um jovem sem juízo e sem a menor noção do que é CERTO e ERRADO, mostra claramente que seu coração está voltado para si mesmo e para aquilo que entende como certo e errado, mas também nos mostra que ele não tem a menor noção, quando estamos longe de Deus começamos a cair no auto engano de que sabemos as melhores coisas para nós e isso é um problema porque não vemos o buraco que estamos nos enfiando e para os prazeres que estamos nos entregando e como é fácil sermos enganados, olha o que fala no versículo 8-21:

8 Ele vinha pela rua, junto à casa de certa mulher, andando de lá para cá, próximo da casa dela.
9 Era ao anoitecer, as sombras da noite se aproximavam, crescia a escuridão.
10 A mulher saiu para se encontrar com ele; ela era bem ousada, e com muita malícia tentou provocar o jovem com suas roupas de prostituta.
11 Ela era vulgar e atrevida, uma mulher que nunca para em casa;
12 ora está na rua, ora nas praças, ora nas esquinas, à espreita de homens para serem seus amantes.
13 Ela se aproximou do jovem, beijou-o e disse muito cinicamente:
14 “Tenho em casa a carne das ofertas de paz que hoje preparei no templo para cumprir meus votos.
15 Por isso vim procurá-lo e de repente você apareceu!
16 Minha cama está coberta com lindos lençóis de linho colorido, importados do Egito.
17 Minha cama está perfumada com mirra, aloés e canela.
18 Venha, vamos nos embriagar de carícias até o amanhecer; gozemos das delícias do amor!
19 Meu marido não está em casa, saiu para uma longa viagem
20 e, pela quantidade de prata que levou, não voltará antes da lua cheia”.
21 Assim, ela seduziu o jovem com suas palavras e o atraiu com sua conversa doce e mentirosa.

Isso nos mostra os caminhos que começamos a tomar e como é fácil sermos enganados pelo pecado e como isso pode gerar morte em nossas vidas. Mas em provérbios 9:10 fala:
10 O temor do Senhor é a chave da sabedoria, e o conhecimento do Santo é a verdadeira compreensão da vida.

E o que eu quero dizer com tudo isso é que a menina dos meus olhos nada mais é que a sabedoria que Deus derrama sobre mim e que nós como filhos devemos guardar, porque o princípio da sabedoria é o temor do Senhor e o temor do Senhor é nos rendermos e nos prostramos ao que o nosso Senhor diz como certo e errado, é entregarmos todos os nossos caminhos para ele e sermos guiados da melhor maneira possível, assim passaremos longe da casa da mulher imoral.

Por Pedro B. Santana

One thought on “A menina dos meus olhos

  1. Excelente Pedro!! Agradeço a Deus por abrir seus olhos e oro para que vc seja constante nos seus atos, agarrando a chance que nosso Pai está lhe oferecendo. Que Jesus seja sempre a menina dos seus olhos!! Bjos!! Amo vc!!!

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s