Não tem meritocracia no Reino de Deus – Lucas 7:1-10

Para entender o contexto leia o texto de Lucas 7:1-10 transcrito abaixo:

“Quando Jesus acabou de dizer essas coisas ao povo, foi para a cidade de Cafarnaum. Havia ali um oficial romano que tinha um empregado a quem estimava muito. O empregado estava gravemente doente, quase morto. Quando o oficial ouviu falar de Jesus, enviou alguns líderes judeus para pedirem a ele que viesse curar o seu empregado. Eles foram falar com Jesus e lhe pediram com insistência: — Esse homem merece, de fato, a sua ajuda, pois estima muito o nosso povo e até construiu uma sinagoga para nós. Então Jesus foi com eles. Porém, quando já estava perto da casa, o oficial romano mandou alguns amigos dizerem a Jesus: — Senhor, não se incomode, pois eu não mereço que entre na minha casa. E acho também que não mereço a honra de falar pessoalmente com o senhor. Dê somente uma ordem, e o meu empregado ficará bom. Eu também estou debaixo da autoridade de oficiais superiores e tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Digo para um: “Vá lá”, e ele vai. Digo para outro: “Venha cá”, e ele vem. E digo também para o meu empregado: “Faça isto”, e ele faz. Jesus ficou muito admirado quando ouviu isso. Então virou-se e disse para a multidão que o seguia: — Eu afirmo a vocês que nunca vi tanta fé, nem mesmo entre o povo de Israel! Aí os amigos do oficial voltaram para a casa dele e encontraram o empregado curado.”
‭‭Lucas‬ ‭7:1-10‬ ‭NTLH‬‬

Essa história é interessante porque quando o oficial envia alguns judeus para pedir a Jesus que curasse seu empregado, a argumentação dos judeus era que aquele homem MERECIA que Jesus o atendesse porque ele era bom e havia até construído um templo para eles. O interessante é que chegando perto da casa, aquele homem enviou outras pessoas pedindo para que Jesus apenas ordenasse que o empregado fosse curado porque ele não era DIGNO ou NÃO MERECIA nem estar na presença de Jesus. No final Jesus diz que nunca tinha visto tamanha fé nem no meio do povo de Israel e o homem foi curado (a distância).
Aqui Jesus deixa claro que realmente não era o merecimento que faria com que Jesus curasse aquele homem e sim a fé. Jesus não diz “esse homem merece”, ele diz “nunca vi FÉ como essa”.
Não é sobre merecimento, é sobre fé. Ninguém é bom o bastante que mereça a atenção ou salvação de Deus, a temos por meio da FÉ em Jesus. O Reino de Deus não é sobre meritocracia porque se fosse nenhum de nós teria acesso a nada.
Por meio da FÉ em Jesus somos salvos, por pura GRAÇA (favor que não merecemos) de Deus.

“Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus.”
‭‭Efésios‬ ‭2:8‬ ‭NTLH‬‬

Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva.”
‭‭Romanos‬ ‭3:24‬ ‭NTLH‬‬

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s