O que a cura de um cego tem a ver comigo?

A história é a seguinte:

Jesus chegou a uma cidade chamada Jericó e lá tinha um cego que ficava a beira do caminho pedindo esmolas. Seu nome era Bartimeu. Esse cego soube que Jesus estava por ali e então começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tenha pena de mim!”.

Embora as pessoas tentassem reprimi-lo, ele continuava gritando: “Jesus, filho de Davi, tenha pena de mim”.

Foi aí que Jesus parou e pediu que o chamassem. Alguém foi e o chamou. Esse cego então jogou a sua capa e foi correndo até onde Jesus estava.

Vamos parar aqui por enquanto para uma informação importante. Antigamente os pedintes eram identificados por uma capa que os autorizavam a pedir esmolas. Essas pessoas normalmente tinham alguma deficiência que os impossibilitavam de viver em sociedade. Talvez perder a capa significaria não poder mais pedir esmolas, mas esse cego nem pensou, jogou a sua capa e saiu correndo para encontrar Jesus.

Bom, para continuar a história, ele vai até Jesus que pergunta o que ele queria que fizesse. Parece óbvio, mas verbalizar o que ele queria parecia importante para Jesus. O cego, sem pensar duas vezes, responde que queria ver de novo.

Jesus então responde: “Vá; você está curado porque teve fé”.

Fiquei pensando que esse homem não foi curado quando Jesus disse “vá”, creio que a chave estava na segunda parte da frase, “você foi curado porque teve fé”.

A fé daquele homem foi demonstrada em dois momentos, a primeira quando largou sua capa de identificação, a segunda quando levantou e saiu correndo ao encontro de Jesus.

Ele tinha tanta certeza que a vida mudaria que largou sua identidade lá atrás.

O que penso que isso tem a ver comigo e com você?

Muitas vezes oramos e “gritamos” como o cego: “Jesus, filho de Davi, tenha pena de mim”, gritamos, gritamos e gritamos, porém nem largamos a capa e nem nos movemos em direção a Jesus.

E quando vamos até Jesus, carregamos a capa porque vai que ele não faz nada, pelo menos continuaremos bem identificados.

Mova-se em fé até Jesus, largue sua capa, a autopiedade, a dó que sente de você mesmo, o medo e tenham a certeza de que em Jesus tudo pode ser restaurado, talvez você só perceba que está enxergando quando chegar perto de Jesus, mas o milagre aconteceu quando você largou a capa.

“Coragem! Levante-se porque ele está chamando você!”(Marcos 10:49b)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s