Mãe sabe das coisas

No último capítulo de Provérbios o conselho vem de uma mãe para o Rei. Antes de toda a descrição sobre a “mulher virtuosa” (assim que a conhecemos), a mãe do Rei dá conselhos preciosos que farão toda a diferença no seu reinado. Você deve estar pensando: “mas não sou rei, o que tenho a ver com isso?” Você tem tudo a ver com isso, porque seus conselhos resumem a sabedoria para viver dias felizes.

Bom, primeiro essa mãe reafirma quem ele é, filho amado, desejado (Prov 31:2). Em seguida expõe seu conselho de sabedoria. Certamente essa mãe já tinha vivido o bastante para saber do que estava falando.

1. Prudência: ela diz que não é sábio gastar toda energia e dinheiro com mulheres. Embora sendo rei e tendo a “chave” em suas mãos para decidir, sua mãe sabia que entregar as “chaves do reino” nas mãos de outro, poderia levar a ruína. Esse princípio também encontramos na história de Eva com a serpente. O domínio da Terra estava com o homem e a mulher, mas Eva decidiu entregar esse governo a serpente quando valorizou aquilo que ela falou mais do que o que Deus havia falado. Saber quem somos ajuda a manter as chaves nas nossas mãos! Esse conselho também está relacionado a influência, desde do Éden vemos que a mulher é a maior influenciadora da vida de um homem, com sementes podem plantar árvores frondosas e frutíferas ou então semear ervas daminhas num jardim. Prudência ajuda a discernir o real da ilusão.

2. Lucidez: dizer não as bebidas alcoólicas. Elas alteram o nosso organismo e afetam o poder de decisão, embaralham o raciocínio, distorcem a visão física e afeta percepção de situações. Deus nos deu capacidade cognitiva para discernir desde o básico ao complexo da vida, uma vez que essa capacidade é afetada, nossas decisões e ações acabam sendo comprometidas ou comprometedoras.

3. Transbordar: proteger os desfavorecidos com justiça. A condição social pode afetar o poder de ser ouvido. Um Rei era a voz máxima de um reino, quem se não ele para defender aqueles que não tem voz? Agir em prol dos excluídos, pobres e necessitados. Mesmo pessoas que não ocupam cargos da magnitude de um rei podem, em suas ações, agir em prol daqueles que não têm voz. Dar voz ao excluído é um ato de humildade e maturidade. E a justiça está em entender que diante de Deus não existe quem seja maior ou menor, melhor ou pior. Jesus é Deus e não usou dessa condição para diminuir os Homens, pelo contrário, nos tornou co-herdeiros junto com ele e nos deu acesso ao Pai.

A chave para governar bem e ser um bom mordomo da vida que Deus depositou nas nossas mãos passa por sabermos quem somos e com isso não entregarmos a chave da nossa vida nas mãos de Homens, termos domínio sobre o que ingerimos ou consumimos para que nossas falas, atitudes e decisões sejam 100% conscientes e por fim transbordar tudo o que temos recebido de graça das mãos de Deus, praticarmos a verdadeira religião que é cuidar dos órfãos e das viúvas e nos afastar das coisas más (Tiago 1:27).

Quer ser feliz? Saiba quem é, seja lúcido e transborde!

“São estas as palavras solenes que a mãe do rei Lemuel lhe disse: Você é o meu filho querido, a resposta das minhas orações. O que lhe direi? Não gaste toda a sua energia nem todo o seu dinheiro com mulheres, pois até reis já se destruíram assim. Escute, Lemuel! Os reis não devem beber vinho nem outras bebidas alcoólicas. Quando eles bebem, não lembram das leis e esquecem os direitos dos que são explorados. As bebidas alcoólicas são para os que estão morrendo, para os que estão na miséria. Que eles bebam e esqueçam que são pobres e infelizes! Fale a favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados. Fale por eles e seja um juiz justo. Proteja os direitos dos pobres e dos necessitados.”

‭‭Provérbios‬ ‭31:1-9‬ ‭NTLH‬‬

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s