Ser ativo e dinâmico

Davi entendeu que uma vida que representa Deus na terra é ativa e dinâmica e não uma condição passiva que envolve apenas um entendimento cognitivo.

Quando ele traz a arca da aliança de volta um Salmo de gratidão é cantado. Nesse salmo Davi propõe algumas ações ativas e dinâmicas (todos verbos que indicam ação) de uma vida que representa o Criador:

  • Dar graças ao Senhor
  • Testemunhar
  • Cantar para Ele
  • Alegrar-nos
  • Buscar a face do Senhor
  • Lembrar da sua aliança com o povo
  • Proclamar sua salvação

Porque devemos fazer isso? “Pois o Senhor é grande e muitíssimo digno de louvor, ele deve ser mais temido que todos os deuses” 1 Crônicas 16:25

Referência/Texto para leitura:

‘Eles trouxeram a arca de Deus e a colocaram na tenda que Davi lhe havia preparado, e ofereceram holocaustos e sacrifícios de comunhão diante de Deus. Foi naquele dia que, pela primeira vez, Davi encarregou Asafe e seus parentes de louvarem o Senhor com salmos de gratidão:

“Deem graças ao Senhor , clamem pelo seu nome, divulguem entre as nações o que ele tem feito. Cantem para ele, louvem-no; contem todos os seus atos maravilhosos. Gloriem-se no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam o Senhor . Olhem para o Senhor e para a sua força; busquem sempre a sua face. Lembrem-se das maravilhas que ele fez, dos seus prodígios e das ordenanças que pronunciou, ó descendentes de Israel, seu servo, ó filhos de Jacó, seus escolhidos. da aliança que fez com Abraão, do juramento que fez a Isaque, que confirmou para Jacó como um decreto e para Israel como uma aliança eterna, dizendo: ‘A vocês darei a terra de Canaã, a herança que possuirão’. “Quando eles ainda eram poucos, muito poucos, sendo estrangeiros nela e vagueando de nação em nação, de um reino a outro, ele não permitiu que ninguém os oprimisse; por causa deles repreendeu reis, ordenando: ‘Não maltratem os meus ungidos; não façam mal aos meus profetas’. “Ele é o Senhor , o nosso Deus; seu domínio alcança toda a terra. Para sempre se lembra da sua aliança, da palavra que ordenou para mil gerações, “Cantem ao Senhor , todas as terras! Proclamem a sua salvação dia após dia! Anunciem a sua glória entre as nações, seus feitos maravilhosos entre todos os povos! Pois o Senhor é grande e muitíssimo digno de louvor, ele deve ser mais temido que todos os deuses. “Rendam graças ao Senhor , pois ele é bom; o seu amor dura para sempre. ‘ 1 Crônicas 16:1,7-25,34  

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s