Lucas 12:13-34

Tenho me surpreendido com o que Jesus ensina, Deus tem me revelado tópicos claros de discipulado nesse livro. Que legal!

Jesus em Lucas 12:13-34 ensina sobre GENEROSIDADE. Dentro desses versículos, consigo ver Jesus ensinando para dois grupos de pessoas, aos que “tem” e aos “que não tem” recursos para serem generosos.

1. Generosidade x Ganância (Lc 12: 13-21): Jesus conta a história de um fazendeiro que sabia que a colheita seria boa e decidiu aumentar seus celeiros para guardar tudo e se aposentar. Primeiro no versículo 15 Jesus adverte o povo “Tomem cuidado! Protejam-se de todo o tipo de ganância. A vida não é definida pelas coisas que você tem”. Após contar a história ele termina assim “Deus, então, apareceu a ele (fazendeiro) e disse: ‘Tolo! Você vai morrer essa noite! E seu celeiro grande e abarrotado? Para quem ficará?”. Aí ele termina “É isso que acontece quando você enche seu celeiro do próprio eu, não de Deus”. (versão A Mensagem)

2. Generosidade x Preocupação (Lc 12:22-34): Jesus fala com os discípulos para não se preocuparem com a roupa, comida ou bebida porque nenhuma preocupação mudaria um centímetro que fosse de qualquer coisa. Aí no versículo 29-32 Jesus diz “Quero convencê-los a relaxar, a não se preocuparem tanto em adquirir. Em vez disso, prefiram dar, correspondendo, assim, ao cuidado de Deus”. “Orientem sua vida de acordo com a realidade, a iniciativa e a provisão de Deus. Não se preocupem com as perdas e descobrirão que todas as necessidades serão satisfeitas.”

Moral da história, mais do que ter ou se preocupar com o que não tem, Deus valoriza a generosidade. Se Jesus falou para os dois grupos é porque ele sabe que generosidade não tem a ver com o que se tem e sim com a confiança que temos em Deus. O texto que separei termina com os versículos 33-34 dizendo “Sejam generosos. Ajudem os pobres. invistam no banco que jamais irá falir, aquela agência no céu a salvo de assaltantes e falsários, na qual vocês podem confiar. Saibam que o lugar que vocês mais desejam estar é perto do seu tesouro; e é lá que acabarão indo parar”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s