A Parábola da semeador é pra você também – Lucas 8:4-18

Jesus conta a parábola do semeador para todos que o seguiam, mas explica apenas para os discípulos e basicamente temos 4 tipos de solos, sendo:

Beira do caminho – Diabo vem e tira a palavra do coração

Pedras – palavra não cria raiz – creem por um tempo, mas na hora da provação abandonam

Espinhos – a semente que germina é morta pelas preocupações, riquezas e pelos prazeres da vida – não amadurecem

Terra boa – com coração bom e genuíno ouvem a palavra e a retêm – produzem uma colheita com perseverança

Pensamos nessa parábola apenas para pessoas que recebem o evangelho e creem ou não, mas podemos aplica-la a tudo na vida do cristão. No processo de “sendo salvos” ou de caminharmos para santificação recebemos a palavra por diversas vezes e temos a chance de deixar que o Espírito Santo trabalhe em nós. Na humildade do aprendizado e da aplicação gerando frutos, seja em nossa própria vida e até mesmo em outras está a terra boa. Quando ao ouvir a palavra e relativizamos o aprendizado somos um dos 3 solos em que a semente é perdida ou que não amadurece. Quando nos dizemos cristãos e não nos submetemos a palavra, somos como uma Candeia colocada embaixo da cama. A lâmpada que é a palavra (Samos 119:105) não pode ser recebida e escondida, mas deve ser colocada em lugar que possam ver a luz que sai dela.

A parábola do semeador e da Candeia estão relacionadas porque ambas falam da palavra e o que fazemos com ela.

A Palavra só gera colheita com perseverança quando a buscamos de todo coração e nos submetemos e vivemos cada revelação que ela nos traz porque assim seremos transformados de glória em glória.

Viver de acordo com o que recebemos e pedir revelação para as coisas que ainda não entendemos, é sobre isso!

A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho.“ Salmos 119:105 NVI

”Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e, se em algum aspecto vocês pensam de modo diferente, isso também Deus esclarecerá.“ Filipenses 3:15 NVI

Deixe um comentário